WEB RADIO RGA evangelico blog: Em encontro com líderes evangélicos, papa Francisco protagoniza primeiro “‘high five’ papal” da história

uol

sábado, 12 de julho de 2014

Em encontro com líderes evangélicos, papa Francisco protagoniza primeiro “‘high five’ papal” da história

O papa Francisco se encontrou com líderes evangélicos norte-americanos adeptos da teologia da prosperidade, e no meio da reunião, protagonizou o primeiro “high five” papal da história.
O cumprimento, que consiste em bater a mão espalmada no alto, representa uma espécie de comemoração por algo bem sucedido, e é muito comum nos Estados Unidos.

Na reunião, o papa Francisco encontrou-se com os televangelistas Kenneth Copeland e James Robison, do estado do Texas. O pastor Copeland está entre os mais ricos pregadores da teologia da prosperidade no país, enquanto Robison, apesar de também manter um programa de TV, não é adepto da pregação que ensina a fé como meio de enriquecimento.

Curiosamente, o papa Francisco tem adotado um discurso de atenção aos pobres, e estimulando a divulgação do Evangelho como oportunidade de dar dignidade às pessoas que vivem na miséria, uma linha de pensamento totalmente contrária à da teologia da prosperidade.

No encontro, o pastor Robison ficou tão entusiasmado com a definição do Evangelho feita pelo papa Francisco que pediu ao tradutor que explicasse ao pontífice o que era um “high five” e pedisse que ele fizesse o cumprimento. De acordo com informações do RNS, o líder católico não teve escolhas a não ser atender o pedido do evangélico.

Dias antes do encontro, Francisco havia se reunido com o pastor Joel Osteen, outro que é notório divulgador da visão de que o Evangelho é uma forma de aumentar a riqueza material. A imprensa norte-americana não ignorou o contraste das abordagens teológicas e destacou as críticas feitas aos televangelistas.

“O evangelho da prosperidade parece ser fundamentalmente contra a mensagem que Francisco tem espalhado. Mas ele mostrou que ele está disposto a encontrar-se com qualquer um”, disse Michael Peppard, professor de teologia na Universidade de Fordham, sobre a determinação do papa em divulgar a iniciativa de cuidar dos pobres. “Joel Osteen parece ter uma autoridade carismática sobre uma grande quantidade de pessoas. Talvez Francisco esteja repetindo [os gestos de] Jesus: Se você não concordar com alguém, encontre-se com este alguém”, acrescentou Peppard.



Compartilhar

Pastor Kenneth Copeland ora pelo líder católico

Ao final do encontro, Francisco recebeu uma oração do pastor Copeland, e repetiu algo que era muito comum em Buenos Aires, quando atuava como cardeal e arcebispo da capital argentina e frequentemente se encontrava com líderes evangélicos a fim de desenvolver uma maior proximidade entre as duas linhas de pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário